Em visita a outro blog, buscando aprimorar este espaço, achei uma matéria, muito triste, mas muito importante para postar aqui: A do perigo eminente oferecido por redes de pesca, uma discussão longe do final e que infelizmente tem deixado vitimas ao decorrer dos anos..
Aqui vai o post.
Até quando vamos ser alvo de armadilhas no mar??
Como é de conhecimento da maioria, outra fatalidade aconteceu no litoral norte do RS no final de semana de 11/04/09 envolvendo um surfista e uma rede de pesca. O jovem Lucas, 22 anos, se prendeu a um cabo de pesca, colocado na área destinada para pesca, e lamentavelmente não resistiu. Era dia de "mar de ressaca", com influência de um grande swell de sul. O local da tragédia foi Capão Novo Village, que possui área destinada para surfe de aproximadamente 1km.
Está é uma das principais questões que vem sendo levantadas por todos. Em tempos de mar grande, com ondulações e correntes fortes NÃO EXISTE condições para prática do surfe em locais com este. Através dos estudos do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (CECO) da UFRGS, ficou comprovado que há um deslocamento bi-direcional de 1 metro por segundo em condições de corrente extrema, devendo assim haver uma área destinada para surfe de 4 a 6 km, com áreas de amortecimento entre ambas de 500m.
Consideramos essencial que toda a sociedade esteja a par deste assunto, debatendo, discutindo, propondo soluções. Todos precisamos de argumentos capazes de fundamentar nossas opiniões!
A Federação Gaúcha de Surfe está fazendo sua parte solicitando nova varredura do Litoral, a ser realizada pela BM, para a retirada de todos os artefatos de pesca que não estejam de acordo com a Lei 12.050 de 2003, que determina a devida identificação com nome, endereço e numero do registro. Esta sendo exigido, em carater de URGÊNCIA, a criação um decreto e posteriormente uma nova lei estadual adequando as áreas de acordo com o parecer do CECO e com uma sinalização feita com Totens coloridos conforme sinalização padrão de segurança nas cores vermelha, amarela e verde, para demarcação das áreas!
Texto extraído do blog club surf
Escrito Por
Mártin Lavies Spellmeier
MPS - Movimento de Proteção ao Surfista
www.mps.esp.br
Em 15/04/2009
Aproximadamente dois meses depois de mais esta fatalidade ocorreu no dia 08/09/09, as 18 hs no plenarinhoJoão neves da Fontoura, na assembléia Legislativa o debate do tema “O CONFLITO ENTRE OS ESPORTES NÁUTICOS E REDES DE PESCA NO LITORAL NORTE”, Audiência requerida pelo Dep Sandro Boka e aprovada na reunião ordinária do dia 28/04/09.onde por mais de quatro horas foi discutida as inúmeras forma de chegarmos a um denominador comum, sem acabar com a pesca artesanal, mas colocando um ponto final nas mortes de pessoas inocentes, a galera que surfa em quintão se fez presente, apoiando o movimento PRAIA SEGURA / SURF LEGAL, e prestando a solidariedade aos familiares das vítimas praticantes do nosso esporte...
Fica aqui a solidariedade aos familiares e o apoio incondicional a prática segura do nosso esporte e filosofia de vida...
Aloha e um abraço.
JEFERSON TADAY
Fala Taday!
ResponderExcluirNos falamos pouco na praia, mas p/minha surpresa o brother aí tbm se aventura nos blogs da vida.
Parabéns pelo espaço e pela iniciativa cara, te apoio em divulgar este espaço p fortalecer não só a galera da nossa praia, como a praia em sim. QUINTÃO VIVE!
Mto boa a ideia de buscar eventos de surfe já realizados no Quintão; algo que precisa ser valorizado p/ quem sabe trazermos isso de volta.
Espero q mta coisa se fortaleça a partir deste teu canal e do oceanopensante (puxando a brasa p meu lado tbm, hehe).
Quintão Roots - Surf e meio ambiente.
G. abraço!
Po brother a idéia é essa! vamos usar tudo que temos a disposição pra fortalecer nossa prainha!
ResponderExcluirabç