Em visita a outro blog, buscando aprimorar este espaço, achei uma matéria, muito triste, mas muito importante para postar aqui: A do perigo eminente oferecido por redes de pesca, uma discussão longe do final e que infelizmente tem deixado vitimas ao decorrer dos anos..
Aqui vai o post.
Até quando vamos ser alvo de armadilhas no mar??
Como é de conhecimento da maioria, outra fatalidade aconteceu no litoral norte do RS no final de semana de 11/04/09 envolvendo um surfista e uma rede de pesca. O jovem Lucas, 22 anos, se prendeu a um cabo de pesca, colocado na área destinada para pesca, e lamentavelmente não resistiu. Era dia de "mar de ressaca", com influência de um grande swell de sul. O local da tragédia foi Capão Novo Village, que possui área destinada para surfe de aproximadamente 1km.
Está é uma das principais questões que vem sendo levantadas por todos. Em tempos de mar grande, com ondulações e correntes fortes NÃO EXISTE condições para prática do surfe em locais com este. Através dos estudos do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (CECO) da UFRGS, ficou comprovado que há um deslocamento bi-direcional de 1 metro por segundo em condições de corrente extrema, devendo assim haver uma área destinada para surfe de 4 a 6 km, com áreas de amortecimento entre ambas de 500m.
Consideramos essencial que toda a sociedade esteja a par deste assunto, debatendo, discutindo, propondo soluções. Todos precisamos de argumentos capazes de fundamentar nossas opiniões!
A Federação Gaúcha de Surfe está fazendo sua parte solicitando nova varredura do Litoral, a ser realizada pela BM, para a retirada de todos os artefatos de pesca que não estejam de acordo com a Lei 12.050 de 2003, que determina a devida identificação com nome, endereço e numero do registro. Esta sendo exigido, em carater de URGÊNCIA, a criação um decreto e posteriormente uma nova lei estadual adequando as áreas de acordo com o parecer do CECO e com uma sinalização feita com Totens coloridos conforme sinalização padrão de segurança nas cores vermelha, amarela e verde, para demarcação das áreas!
Texto extraído do blog club surf
Escrito Por
Mártin Lavies Spellmeier
MPS - Movimento de Proteção ao Surfista
www.mps.esp.br
Em 15/04/2009
Aproximadamente dois meses depois de mais esta fatalidade ocorreu no dia 08/09/09, as 18 hs no plenarinhoJoão neves da Fontoura, na assembléia Legislativa o debate do tema “O CONFLITO ENTRE OS ESPORTES NÁUTICOS E REDES DE PESCA NO LITORAL NORTE”, Audiência requerida pelo Dep Sandro Boka e aprovada na reunião ordinária do dia 28/04/09.onde por mais de quatro horas foi discutida as inúmeras forma de chegarmos a um denominador comum, sem acabar com a pesca artesanal, mas colocando um ponto final nas mortes de pessoas inocentes, a galera que surfa em quintão se fez presente, apoiando o movimento PRAIA SEGURA / SURF LEGAL, e prestando a solidariedade aos familiares das vítimas praticantes do nosso esporte...
Fica aqui a solidariedade aos familiares e o apoio incondicional a prática segura do nosso esporte e filosofia de vida...
Aloha e um abraço.
JEFERSON TADAY
sexta-feira, dezembro 18
quinta-feira, dezembro 17
O MAIOR CIRCUITO INTERNO DE BODYBOARDING DE QUINTÃO
Fazendo justiça a democracia proposta por meu blog fui aos recuros da rede buscar informações sobre campeonatos de bodyboarding na praia, e pra minha felicidade encontrei no, site inema, no ar até hoje as noticias das duas etapas realizadas no ano de 2004, (as quais participei,e não fui muitobem é verdade) pela ABAQ (Associação de Bodyboard Amigos de Quintão) e vou postar aqui demonstrando o potencial que o Surf (quando falo surf, me refiro a quilha, bodyboarding e pranchão) de QUINTÃO tem na realização de eventos com atletas de ponta.
TEXTO
Marcelo Mosmann
Publicado no site inema em 2004
A ABAQ realizou nos, dias 24 e 25 de janeiro de
Estiveram presentes atletas de destaque no cenário do bodyboarding no sul do país, que proporcionaram ao público da praia de Quintão uma apresentação de gala mais uma vez. Entre os nomes já conhecidos estavam presentes Cléber Silva (Bodyboard Sul, Wather Sports, Bodyboarding Brasil), Campeão Gaúcho profissional em 2001, Juliano Baltazar (On Line Energéticos), vice-campeão gaúcho profissional em 2003, Eder Luciano (Bodyboarding Brasil) e Rafael Mellos (Kauai), entre outros.
O mar apresentou boas condições durante todo o evento, mas no domingo, sem vento com
A novidade do evento ficou por conta da competição em duplas, que iniciou no sábado e teve seu término no domingo com as demais categorias. Um competidor de cada dupla entrava na água de cada vez, formando um round. Assim, com diversos rounds o atleta tinha a possibilidade de melhorar seu desempenho no decorrer do campeonato. E foi justamente o que aconteceu com Emanuel Poffal, que não teve um bom desempenho no sábado, embora seu companheiro de dupla, Lisandro, tenha sido o melhor, conseguiu se recuperar no round de domingo tirando uma nota 10 e faturando o título na disputa de duplas e de quebra a melhor onda do campeonato
Grande disputa ocorreu na categoria open, na qual diversos competidores se enfrentaram apresentando manobras de alto nível, chegando à final o atleta de Santa Catarina, Éder Luciano, que estava detonando, junto com Juliano Baltazar, Rafael Mellos e o destaque amador que está despontando em 2004, Daniel Silveira. Baltazar bem que tentou mandando bons ARS’s na final, mas a vitória ficou mesmo com Eder Luciano que está em uma ótima fase e fez por merecer a vitória
A ABAQ está de parabéns pela ótima organização do evento que teve boas ondas, bom público e um ótimo nível técnico.
Resultados:
Open
1º Eder Luciano (Santa Catarina)
2º Juliano Baltazar (Torres)
3º Rafael Mello (Capão da Canoa)
4º Daniel Silveira ( Capão da Canoa)
Mirim
1º João Martins (ABAQ)
2º Bruno Bachovas (ABAQ)
3º Charles Sales (ABAQ)
4º Lucas Quadros (ABAQ)
Iniciante
1º Daniel Luz (ABAQ)
2º João Martins (ABAQ)
3º Geraldi Godoy (ABAQ)
4º Felipe Quadros (ABAQ)
Feminino
1º Etiene da Costa (ABAQ)
2º Jaiane Coelho (ABAQ)
3º Pâmela Giacomelli (Capão da Canoa)
4º Mirele Matos (Capão da Canoa)
- Expression Session (manobra mais radical)
.1º Eder Luciano (Santa Catarina)
- Duplas
.Emanuel Poffal e Lisandro Vieira (Pinhal)
- Melhor Onda
.Emanuel Poffal (Pinhal)
Patrocinadores: Natural Surfing, Tools Wax, The Box, BodyBoard BR e Surf
Basic.
Depois desta ótima matéria só temos a agradecer a galera do bobyboarding local pelo empenho e dedicação para exaltar o nome da prainha no cenário do bodyboarding gaúcho.
um abraço.
JEFERSON TADAY
Quintão Surf Open 1996
Revirando minhas revistas de surf, no meio de todas aquelas recortadas (pra fazer mural e tal) encontrei uma QUIVER de paginas preto e branco ainda que contavam um pouco da história do surf em nossa praia, resolvi então colocar na rede relatos do quem sabe, o mais importante evento de esportes radicais aqui ja realizado...
QUINTÃO SURF OPEN
Quarta etepa do circuito gaúcho de surf amador 96
Por Alexadre Bidart
Duas palavras resumem a 4° etapa do circuito gaúcho de surf amador 96, realizado na praia do Quintão dias 13 e 14 de abril - Sucesso Total!
etapa idealizade e realizada pela Associação dos Surfista de Quintão - ASQUI - que com o evento marcou o início da gestão da nova diretoria, lideradapor Léo Rodrigues e Jeferson Pica-Pau. Negociações de todos lados desde fevereiro, com a prefeitura de Palmares do Sul, comerciantes locais, RBS TV e diversos patrocinadores e tudo pronto com pouco mais de duas semanas de data pervista. Mala-direta para competidorescadastrados na FGS, realeses para a imprensa, cartazes e QUINTÃO oficialmente entrava no cenário do surf estadual. Transtornos com a ASIB (Imbé), pois havia uma etapa do circuito interno marcada para a mesma data. Mas tudo foi resolvido pois o Gaúcho tem prioridade e a ASIB alterou sua etapa.
Na chegada a Quintão a 1° surpresa, dunas por todos os ladoscoisa rara em nosso litoral... Mais surpresas: um palanque de material, um sonhode todas associações, dois andares a seviço do surf! òtimas ondas rolando no out side e os competidores começando a chegar. Outra surpresa Tuca Gianotti, liberado pela ABRASP, voltando a competir em provas gaúchas.
Com boas ondas no sábado pela manhã, teve início a competição com 94 inscritos. na água Adrian Trias, muito solto nas ondas pequenas e irregulares, manobrando sua prancha forte em toda a extensão. Luis Correa surfou muito, com manobras pesadas e explosivas, não vencendo por detalhes. Na Junior daison Pereira conquistou sua 3° vitória no ano, levando uma prancha EB para casa. Na Mirim Gayan Barcelo atual lider do ranking, comprovou sua boa fase. o catarinense Gustavo Santos, em sua 1° prova, levou o troféu para Santa Catarina, na Iniciantes. No Longboard Gabriel Riolfi venceu e convenceu, e na Master a surpresa do surf de Luis Augusto, em sua 1° vitória no circuíto.
Na entrega de prêmios, o locutor Marcelo Bergmann saudou a calorosa recepção da galera de Quintão, e certamente novas etapas devem rolar por lá...
RESULTADO DA OPEN:
1 Adrian Trias (Sur sul/Surf line)
2 Luiz Correa (EB/Gul)
3 Marcel Miranda (Trópico/HD/Tropical Brasil/Gul)
4 Daison Pereira (EB/Surf sul/Free surf).
Eu tinha apenas quinze anos de idade e surfava de Bodyboarding, e neste final de semana (assim como em tantos outros em minha vida) estava com meus pais na praia e tive a felicidade de acompanhar o evento da beira e a sorte de conviver, por 2 dias, com atletas de ponta do surf nacional e outros que hoje levam o nome do surf do Rio Grande do Sul para o Brasil e o Mundo e assim a PRAIA DO QUINTÃO definitivamente escrevia seu nome história do surf Gaúcho...
Parabéns aos meu grandes brothers Léo e Pica-Pau, que nos provaram QUINTÃO que é possivel e tem potencial para quebrar no surf Gaúcho...
Um grande abraço a todos
JEFERSON TADAY
QUINTÃO SURF OPEN
Quarta etepa do circuito gaúcho de surf amador 96
Por Alexadre Bidart
Duas palavras resumem a 4° etapa do circuito gaúcho de surf amador 96, realizado na praia do Quintão dias 13 e 14 de abril - Sucesso Total!
etapa idealizade e realizada pela Associação dos Surfista de Quintão - ASQUI - que com o evento marcou o início da gestão da nova diretoria, lideradapor Léo Rodrigues e Jeferson Pica-Pau. Negociações de todos lados desde fevereiro, com a prefeitura de Palmares do Sul, comerciantes locais, RBS TV e diversos patrocinadores e tudo pronto com pouco mais de duas semanas de data pervista. Mala-direta para competidorescadastrados na FGS, realeses para a imprensa, cartazes e QUINTÃO oficialmente entrava no cenário do surf estadual. Transtornos com a ASIB (Imbé), pois havia uma etapa do circuito interno marcada para a mesma data. Mas tudo foi resolvido pois o Gaúcho tem prioridade e a ASIB alterou sua etapa.
Na chegada a Quintão a 1° surpresa, dunas por todos os ladoscoisa rara em nosso litoral... Mais surpresas: um palanque de material, um sonhode todas associações, dois andares a seviço do surf! òtimas ondas rolando no out side e os competidores começando a chegar. Outra surpresa Tuca Gianotti, liberado pela ABRASP, voltando a competir em provas gaúchas.
Com boas ondas no sábado pela manhã, teve início a competição com 94 inscritos. na água Adrian Trias, muito solto nas ondas pequenas e irregulares, manobrando sua prancha forte em toda a extensão. Luis Correa surfou muito, com manobras pesadas e explosivas, não vencendo por detalhes. Na Junior daison Pereira conquistou sua 3° vitória no ano, levando uma prancha EB para casa. Na Mirim Gayan Barcelo atual lider do ranking, comprovou sua boa fase. o catarinense Gustavo Santos, em sua 1° prova, levou o troféu para Santa Catarina, na Iniciantes. No Longboard Gabriel Riolfi venceu e convenceu, e na Master a surpresa do surf de Luis Augusto, em sua 1° vitória no circuíto.
Na entrega de prêmios, o locutor Marcelo Bergmann saudou a calorosa recepção da galera de Quintão, e certamente novas etapas devem rolar por lá...
RESULTADO DA OPEN:
1 Adrian Trias (Sur sul/Surf line)
2 Luiz Correa (EB/Gul)
3 Marcel Miranda (Trópico/HD/Tropical Brasil/Gul)
4 Daison Pereira (EB/Surf sul/Free surf).
Eu tinha apenas quinze anos de idade e surfava de Bodyboarding, e neste final de semana (assim como em tantos outros em minha vida) estava com meus pais na praia e tive a felicidade de acompanhar o evento da beira e a sorte de conviver, por 2 dias, com atletas de ponta do surf nacional e outros que hoje levam o nome do surf do Rio Grande do Sul para o Brasil e o Mundo e assim a PRAIA DO QUINTÃO definitivamente escrevia seu nome história do surf Gaúcho...
Parabéns aos meu grandes brothers Léo e Pica-Pau, que nos provaram QUINTÃO que é possivel e tem potencial para quebrar no surf Gaúcho...
Um grande abraço a todos
JEFERSON TADAY
Assinar:
Postagens (Atom)