Bem vindos ao portal do surf de Quintão

terça-feira, julho 2

A ASQUI completa 3 anos de seu retorno.

No último mês,  junho de 2013 a ASQUI completou 3 anos de sua primeira reunião para o retorno das atividades e nós da diretoria resolvemos desenvolver um breve histórico da praia e da atividade da Associação, que foi publicado no Guia Oficial do Município de Palmares do Sul e difundido para alguns sites para marcar esta data.


Primeira reunião para o retorno das atividades da ASQUI em 2010.
ASSOCIAÇÃO DOS SURFISTA DE QUINTÃO
A ASQUI, Associação dos Surfistas de Quintão, é uma entidade de 27 anos de atuação em prol ao surf na Praia de Quintão distrito da cidade de Palmares do Sul.
  A Praia do Quintão possui 11 km de litoral, esta tem este nome em homenagem a um dos primeiros luso-brasileiros que ganhou concessão de Sesmaria no Rio Grande do Sul mas a qual nunca chegou a conhecer João da Costa Quintão, clã de família quatrocentos de São Paulo.
 No início da década de 60 o jornalista Thadéo Onar lança a venda de terrenos da Praia do Quintão com o slogan "Paraíso dos pescadores e eldorado dos homens de larga visão comercial".
 Conta com dunas preservadas e boa infra-estrutura, a maior atração da praia é a Av. Esparta com seus bares e lojas sendo considerada o coração da praia que  no verão recebe milhares de veranistas.
Em 1986 um grupo de jovens surfistas reuniu-se a montaram uma Associação para desenvolver a prática do surf no Balneário e levar o nome do Quintão a outras praias nas competições de surf.
Inicialmente a Asqui realizou alguns eventos locais nos verões no final da década de 80, em 1992 montou-se uma forte  Equipe de Competição para o Interassociações da FGS daquele ano e desde então o Quintão sempre esteve representado em  campeonatos nas mais diversas praias do Rio grande do Sul e de Santa Catarina, em 1996 com a crescente do esporte no país em um bom momento econômico da população brasileira, a ASQUI pela 1° vez realizou uma etapa do Circuito Gaúcho de Surf em nossa praia, no então mais moderno palanque de surf do estado, de concreto com dois andares, que permaneceu por aproximadamente 10 anos na beira da praia de Quintão.
Na metade dos anos 2000, com a economia já não tão aquecida e os investimentos em números bem menores na praia, uma grande parcela, principalmente de jovens, se debandaram da praia atras de estudo e oportunidades de emprego em outros locais, que acabou culminando no fechamento da ASQUI por alguns anos, deixando o surf do Quintão sem representatividade, tanto em competições como junto aos órgãos de governo.
No dia 19 de junho de 2010, em uma noite chuvosa de inverno no Quintão, 13 integrantes realizaram uma reunião com o objetivo de reativar a Associação inovando mesclando surf e bodyboarding. Ainda em 2010 a Asqui esteve presente nas manifestações contra as mortes nas redes de pesca, em uma caminhada da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul até o Ministério Público, na campanha 50 NÃO, após o acidente que vitimou o quadragésimo nono surfistas em redes de pesca no estado, contribuindo assim com a pressão para a assinatura da LEI ESTADUAL N.º 13.660, de 12/01/2011, publicada no Diário Oficial do Estado de 13/01/2011 que regulamenta as áreas de surf no RS, ampliando assim, a área de surf de Quintão que anteriormente era de 1100 metros para 2100 metros entre a rua Antônio Tavares (guarita 116) e a Rua Limite Norte (início da praia), com mais 5oo metros de escape área de pesca a dentro.
 Nos dias 12 e 13 de março de 2011 a Nova diretoria da Asqui da início ao retorno as competições de surf na praia de Quintão, com um grande surf treino que contou com a participação de mais de 100 atletas já no primeiro evento, em outubro de 2011 A Asqui reformulada a pouco mais de um ano atinge seu ápice a nível de competições, trazendo pela primeira vez ao Rio Grande do sul a Final do Circuito nacional Amador de Surf, o Billabong brasileiro Amador, de tornando a “Capital Nacional do Surf Amador em 2011” com a presença de atletas de 8 estados distintos decidindo o Título Brasileiro de Surf por equipes e nas mais diversas categorias nas bancadas mágicas do mar do Quintão, e ainda em 2011 finalizando o ano com mais duas etapas do CIRCUITO ASQUI 2011.
Em 2012 a  atual diretoria da Asqui inovou mais uma vez, com a realização de um circuito com 5 etapas, uma válida pelo Gaúcho Surf Amador, com a realização de três palestras na Escola de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, localizada em Quintão, sobre as pranchas pet, reciclagem e ecologia, e ao final  premiando os campeões do Circuito ASQUI 2012, nas categorias open, com duas passagens para Fernando de Noronha totalizando mais de 15 mil reais em prêmios.
Em 2013 já foi dado o início do Circuito no dia 16/02  e 04/05 e para o segundo semestre temos a terceira etapa no dia 05/10 e a grande final no dia 07/12.
Logotipo adotado a partir de 2010

Selecionamos algumas imagens que marcaram estes 3 anos...

Manifestação do 50° NÃO!

1° surf treino

Circuito ASQUI 2012

Fiscalização da área da surf



Trip para Torres



Final do Billbong Brasileiro 2011

Circuito ASQUI 2011

Palanque a beira mar





Palestra das pranchas pet na Escola Bento Gonçalves

Trip para o Uruguai


Passagem pra Noronha Cat. Bodyboarding

Passagem par Noronha Surf


Plaquinha da ASQUI no Movimento 50 não.

Surf trip no Mouth Athos o Secrete Point do Quintão!




Representação pelas áreas de Surf na ALRS

Equipe Técnica prata da casa!
Circuito ASQUI 2013